segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2010



Fernando Cabrita vence Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2010 com o original "Ode à Liberdade e Outros Poemas".

O prémio resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Sulscrito – Círculo Literário do Algarve, em parceira com a Câmara de Punta Umbría (Espanha).
O valor do prémio é de 2500 euros e a obra vencedora é publicada na colecção Palavra Ibérica, em edição bilingue.

Um júri constituído por José Carlos Vilhena Mesquita (em representação da Associação
dos Jornalistas e Escritores do Algarve), João Carlos Firmino Andrade Carvalho (em representação da Universidade do Algarve) e Rogério Silva (em representação da editora Gente Singular), atribuiu o Prémio ao original «Ode à Liberdade e Outros Poemas», de Fernando Cabrita, de entre um total de 89 obras a concurso.

Além de Fernando Cabrita, o júri decidiu atribuir duas menções honrosas aos originais "Um Coração Simples", de Daniel Gonçalves, e "Sonetos de Pasmo, Esperança e Solidão", de Joaquim da Conceição Barão Rato.

Fernando Cabrita nasceu em Olhão em 1954. A sua primeira obra “Os Amantes em Silêncio”, foi editada em 1980. “O Livro da Casa”, publicado em 2008 pela editora Gente Singular,da qual é um dos editores, valeu-lhe o Prémio Nacional de Poesia Mário Viegas. Entre os outros prémios que recebeu ao longo da sua carreira estão o Prémio Sílex (1980), Prémio Cidade de Olhão (1987) e Prémio Nacional de Poesia João de Deus (1997). Colaborou também com diversos jornais e revistas.

Na edição anterior do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica, o vencedor tinha sido Maria do Sameiro Barroso, com “Uma Ânfora no Horizonte”, enquanto que em 2008 o vencedor foi Amadeu Baptista, com o livro “Sobre as Imagens”.

Sem comentários:

Enviar um comentário